Topografia com Drone na Construção Civil: Tudo o que você precisa saber!

MAPEAMENTO AÉREOTOPOGRAFIA

3/2/20232 min read

Para realizar qualquer obra, primeiro devemos entender mais sobre o local onde a edificação será executada. Nesta etapa de estudo e compreensão das áreas de um empreendimento é que devemos nos atentar para os estudos topográficos.

Topografia consiste no estudo do terreno, ou seja, da representação planimétrica e/ou altimétrica dos seus pontos, como relevo, vegetação, cursos d’água, etc. Também é muito comum, em terrenos urbanos, acreditarmos que os lotes possuem determinadas dimensões (normalmente colocadas no documento do registro de imóveis) e quando formos constatar, de fato, as dimensões são um pouco diferentes do que as estabelecidas nos documentos. Isso é muito comum porque vizinhos constroem sem o devido alinhamento e/ou a correta distância da esquina, entre outros motivos.

Imagine ainda que você desenvolveu um projeto de construção, aprovou nos órgãos competentes e ainda fez pré-vendas de unidades autônomas e quando vai construir percebe que o terreno não possui o mesmo tamanho do projetado. Neste momento você precisa escolher entre ajustar o projeto ou confrontar os vizinhos (muitas vezes legalmente) o que pode acarretar em um grande processo judicial.

Dessa forma perceba como é importante conhecer bem o terreno antes de realizar o projeto, por isso o primeiro passo de qualquer construção deve ser o levantamento topográfico do terreno.

Mas no que consiste o levantamento topográfico?

Dentro da topografia, alguns estudos técnicos são necessários para delimitar as áreas, ou simplesmente conhecer a situação real dos imóveis. Dentre estes estudos estão o levantamento planialtimétrico, e planimétrico. Vamos descobrir quando devemos usar cada um deles!

Levantamento planimétrico é muito usado para conferir medidas de terra e demarcação de terrenos e que não leva em consideração o relevo do terreno. Já no caso do levantamento altimétrico, os relevos e desníveis são considerados. Em outras palavras um se preocupa apenas com o plano e as dimensões confrontantes e o outro se preocupa com as declividades do terreno.

O mais comum na construção civil é realizar um levantamento planialtimétrico (que é a combinação dos dois). Mas aqui entra o pulo do gato, tradicionalmente estes levantamentos são realizados com equipamentos em solo como teodolitos, estação total e/ou RTK.

A grande revolução dos DRONES

Com o advento dos veículos aéreos não tripulados (VANTs), popularmente chamados de Drones e a popularização dos mesmos, hoje é possível, através da fotogrametria realizarmos levantamentos topográficos utilizando estes equipamentos e gerando produtos bastantes superiores em termos de visualização da área sem perda de precisão ou acurácia nas medidas levantadas.

Isso mesmo, com os equipamentos certos e a prática adequada é possível realizar levantamentos topográficos que possuem como base não mais linhas e textos, mas imagens reais da superfície do terreno, possibilitando ao cliente enxergar de forma clara os confrontantes, árvores, limites, cercas, entre outros detalhes, sem perder qualidade técnica dos dados.

Aqui na M3 Engenharia realizamos levantamentos topográficos tradicionais (que utilizam estações totais e RTK) há mais de 6 anos e levantamentos topográficos utilizando Drones há mais de 3 anos. Portanto, temos razoável experiência na área e temos o orgulho de já termos desenvolvido mais de 5.000.000 m² de levantamentos.

Ficou interessado? Entra em contato com a gente!