Tipos de Solos: Saiba as características de solo para sua obra!

GEOTECNIAFUNDAÇÕESTERRAPLENAGEM

9/24/20214 min read

Para todo tipo de obra, um assunto que sempre deve ser tratado com atenção faz referência as fundações e a estrutura. A garantia da segurança de uma edificação passa pela fundação da estrutura e está diretamente relacionada ao tipo de solo que o terreno oferece.

Para entender melhor como escolher as fundações, garantindo segurança e economia para a sua obra, deve-se antes entender quais as possibilidades frente as condições de cada terreno.

O trabalho dos profissionais envolvidos na construção é entender como a superfície vai se comportar ao receber as cargas da edificação. Nesse sentido vamos entender quais são os principais tipos de solo e como trabalhar com cada um deles.

Solo

Solo é a camada superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de materiais minerais e orgânicos. O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.

Quais são os tipos de solo?

Podemos, de forma genérica, dividir os solos em três tipos: argilosos, arenosos e siltosos. Claro que na prática o que existe, são combinações desses três tipos de partículas. Talvez colocando assim fique confuso, mas explicar melhor:

Argila – Partícula de solo tão pequena que não pode ser vista a olho nu, seu diâmetro é menor que 0,002mm (segundo a ABNT). É composta por minerais secundários como ilita, montmorilonita e caulinita. É este tipo de grão que dá a sensação de plasticidade e pegajosidade a alguns solos.

Areia – Trata-se do acúmulo de minerais ou rochas. São grãos maiores e normalmente visíveis a olho nu. De acordo com a ABNT areia são partículas cujo diâmetro varia entre 0,06mm e 2mm. A partir de 2mm já são considerados pedregulhos.

Silte – Partícula de solo com um diâmetro que varia de 0,002 mm e 0,06mm, segundo a ABNT. Composto principalmente por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita, etc.

Uma vez compreendido os tipos de partículas presentes nos solos, podemos dizer que os mesmos são classificados conforme a quantidade deste tipo de grão que apresentam, ou seja, os solos argilosos são aqueles que possuem predominância de areia, nos solos argilosos predomina a argila e assim segue. Vale salientar que não existe (na prática) um solo puramente arenoso ou puramente argiloso, em todos os locais encontramos a sobreposição destes materiais e classificamos conforme o tipo de grão que está em maior quantidade.

Características dos solos:

Solos Arenosos

São compostos por grãos maiores, portanto não apresentam coesão visto que os grãos são facilmente separáveis uns dos outros. Quando úmido este solo ganha uma coesão temporário (o exemplo claro disso é quando colocamos água na areia da praia para possibilitar a construção de castelos de areia, visto que o material seco escorre pelos lados).Aplicando este conhecimento na fundação de uma casa devemos nos atentar para o nível do lençol freático no local, visto que em caso de ausência de água este tipo de solo só possui capacidade de carga superficial sendo propício a execução de fundações superficiais tais como sapatas e radier.

Solos Argilosos

São compostos por grãos microscópicos. São solos que ao compactar recalcam bastante visto que devido ao tamanho do grão, estes se “acomodam” melhor uns aos outros, diminuindo os espaços vazios na camada. Por este motivo estes solos são bastante impermeáveis quando compactados. São considerados solos coesivos.

Aplicando estes conhecimentos nas fundações de uma casa, podemos afirmar genericamente que solos coesivos possuem baixa resistência fazendo com que fique mais difícil executar fundações superficiais, por outro lado, estacas em solos argilosos costumam ter resistência não apenas na ponta, mas no fuste da mesma.

Vale lembrar também que solos argilosos apresentam elevado grau de plasticidade, ou seja, uma vez deformado este não retorna a “posição” original.

Solos Siltososs

Os solos siltosos possuem comportamento híbrido, ou seja, podem se comportar mais próximo dos arenosos e/ou argiloso, dependendo principalmente da sua formação geológica. Cortes feitos em terrenos siltosos não costumam apresentar estabilidade prolongada, sendo vítima fácil da erosão e desagregação natural precisando de mais manutenção e cuidados para se manter.

Para estes casos é importante realizar um estudo mais quantitativo das propriedades deste solo a fim de entender o comportamento do mesmo.

Além destas classificações devemos nos atentar para cor, formação geológica e outros fatores que indicam características dos solos.

Saber as características dos principais tipos de solos são muito importantes ao iniciar uma obra, pois faz total referência as fundações que é a estrutura da edificação.

Siga acompanhando os nosso conteúdos aqui no nosso Blog e nas nossas redes sociais!