Precisão e Acurácia no Mapeamento Aéreo

MAPEAMENTO AÉREOTOPOGRAFIA

8/22/20193 min read

A acurácia e a precisão são dois termos bastante comuns em projetos topográficos, pois deve-se sempre buscar a medição mais próxima do valor real para que tenhamos plena certeza e confiança nos projetos de engenharia desenvolvidos.

Qualquer medida está associada aos mais variados tipos de erros.

Essa afirmação vale para qualquer área de conhecimento, note que as medidas obtidas através de ensaios de laboratório apresentam um rigoroso processo de medição e, mesmo assim, possuem erros associados as mesmas. Nesse contexto é fundamental entender quais os tipos de erros que podem estar associados aos projetos topográficos a fim de mitiga-los.

Para isso vamos dividir os erros de um levantamento topográfico em três classificações principais:

  • Erros Grosseiros => Trata-se dos erros que ao serem encontrados podem ser facilmente eliminados. São os erros facilmente evitáveis que normalmente são produzidos por falta de atenção dos técnicos.

  • Erros Sistemáticos => O erro sistemático é o tipo mais frequente, em geral, decorrente de problemas persistentes e mais fáceis de serem descobertos e solucionados. Eles têm uma direção certa (para mais, ou para menos) e se relacionam com as variações da média. Exemplo: Má calibração dos aparelhos.

  • Erros aleatórios => Como o nome sugere, é produto das variações nas medições que não seguem uma tendência fixa, mas que podem ser analisadas estatisticamente pelo cálculo de sua dispersão. Exemplo: Erro de pontaria nos pontos de apoio.

Após a geração de produtos topográficos com Drones é possível atestar qual o erro final do levantamento. Contudo, para isto é preciso definir uma medição de referência que será considerada o valor real do elemento medido. Por exemplo, a equipe técnica da M3 Engenharia costuma utilizar como medições de referência valores obtidos através de Estação total ou RTK, uma vez que ambos equipamentos possuem larga utilização e alta precisão (de até 0,1 milímetro).

Como saber a PRECISÃO de levantamentos com Drones?

Para entendermos melhor qual o nível de qualidade técnica que estes levantamentos trazem ao mercado, devemos antes entender a diferença entre Precisão e Acurácia. Precisão está associada apenas aos erros sistemáticos, enquanto que acurácia está associada aos erros sistemáticos e aleatórios.

Assim podemos realizar as seguintes afirmações:

  • Acurácia por si só envolve a medida de precisão, uma vez que envolve ambos os efeitos de erro;

  • Em um conjunto de medidas que não apresentam erros sistemáticos os valores de precisão e acurácia são iguais;

  • Quantificar a acurácia de um projeto é mais importante que a precisão.

Essa comparação mesmo esclarecida parece um pouco confusa, portanto, vamos utilizar duas ilustrações visuais coo exemplo para ficar mais claro. Observe os atiradores A, B, C e D nas duas imagens a seguir:

Analisando a primeira imagem, a média dos resultados do atirador A coincide exatamente com o centro do alvo, assim como o atirador B, entretanto, o atirador B possui menor dispersão (melhor precisão) que o atirador A.

Logo o atirador B é mais PRECISO e mais ACURADO que o atirador B.

Na segunda imagem temos dois atiradores com precisão semelhante (igual dispersão), contudo o atirador C é mais acurado que o atirador D, pois o primeiro se aproxima do objetivo central.

Logo o atirador C é mais ACURADO que o atirador D, mas ambos possuem o mesmo nível de PRECISÃO.

Na aerofotogrametria os pontos de apoio são utilizados como referência em solo para calibrar os modelos gerados através do processamento das imagens aéreas. Estes pontos uma vez coletados em solo com um receptor geodésico de alta precisão servirão para georreferenciar o modelo, melhorando a acurácia do mesmo.

Além dos pontos de apoio, que servem para calibrar o modelo gerado e aumentar a acurácia destes modelos, deve-se levantar no terreno pontos de VERIFICAÇÃO que servem para validar a acurácia das medições (logo não devem ser inseridos no processamento das imagens).

Qual o erro do modelo em relação ao terreno?

Os pontos de verificação são responsáveis por determinar este erro, ou seja, a acurácia posicional do seu produto gerado.

Mas afinal qual o nível de PRECISÃO de levantamentos com Drones?

Na prática temos verificado acurácias de medição de até 2 centímetros em levantamentos topográficos utilizando Drones!