Placa Solar: Como integrar essa tecnologia na minha casa?

SEM CATEGORIA

8/3/20213 min read

A energia solar residencial já é uma realidade para os brasileiros que desejam produzir energia limpa e renovável através de painéis solares. É possível suprir todo o consumo de eletricidade de um imóvel, podendo gerar uma economia de até 95% na conta de luz.

Mas o que é energia solar residencial?

A energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica, com a finalidade de garantir uma relativa autonomia energética para propriedades residenciais, assim como obter economia na conta de luz.

A principal diferença entre esse tipo de aplicação e as que são implementadas no comércio ou na indústria, está na potência da geração de energia. Esses estabelecimentos frequentemente precisam de mais potência energética do que as casas e, por isso, possuem um sistema capaz de captar e armazenar mais energia solar.

Como funciona a energia solar para casas?

A energia solar residencial funciona utilizando painéis solares instalados no telhado da casa e gerando energia elétrica quando há presença de luz do sol. Essa energia é levada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.

Se a sua casa com placa solar gerar mais energia do que está consumindo, a energia extra irá para a rede da distribuidora e gerará um “crédito de energia” para você.

Quais são os tipos de energia solar residencial?

A instalação de sistemas de energia fotovoltaica em residências pode representar uma considerável economia nas tarifas de energia elétrica. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, esse benefício faz com que o número de proprietários que optam por implementar a energia solar em casa cresça a cada ano.

Podemos dividir os sistemas de energia fotovoltaica em 3 tipos:

On-grid: Os chamados de on-grid são os mais populares e têm conexão direta com a rede elétrica. Dessa maneira, qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha um desconto em sua conta.

Off-grid: O off-grid é um sistema autônomo, sem ligação com a rede elétrica. Muito usado em locais mais remotos, sem a cobertura do sistema de energia elétrica.

Híbridos: Já os sistemas híbridos se caracterizam por estarem ligados à rede de energia, mas também serem capazes de armazenar a produção excedente em baterias, agregando, assim, características dos sistemas on-grid e off-grid.

Quais são as vantagens de optar pela energia solar?

  • A energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável;

  • É extremamente silenciosa;

  • A manutenção é mínima;

  • Instalação simplificada:

  • Os equipamentos tem vida útil de mais de 25 anos;

  • Economia de até 95% da conta de luz;

  • Queda de preços devido ao avanço da tecnologia;

  • Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel;

  • Pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica.

Quanto custa esse sistema

O custo de um projeto solar residencial leva em consideração diversos fatores, como a localização da residência, se possui acesso à rede elétrica ou não, consumo mensal de energia e o tipo de ligação.

Todas essas informações são analisadas para que se possa dimensionar corretamente o sistema solar fotovoltaico, como são conhecidos os geradores de energia solar, e que são compostos pelo painel solar residencial, inversor e demais equipamentos e componentes para se converter a luz do sol em energia elétrica solar.

A seguir são apresentados alguns dados práticos médios do custo da instalação + equipamentos: