Papel manteiga -> AutoCAD -> BIM : A Evolução continua

PROJETO ESTRUTURAL

7/12/20191 min read

Com o advento dos computadores e da internet, vários aspectos de nossas vidas foram facilitados – um grande exemplo disto são os bancos, hoje é possível realizar, pelo celular, muitos serviços que antes eram feitos apenas nas agências bancárias. Na engenharia esta evolução também aconteceu.

Se você fez algum curso de engenharia, arquitetura ou desenho técnico é muito provável que tenha escutado alguma história sobre projetos em papel manteiga, feitos com caneta nanquim. Pois é, os primeiros projetos de engenharia eram todos feitos com o auxílio de mesas de desenho, escalímentro, esquadro, compassos e canetas nanquim, assim, elaborar uma planta há alguns anos atrás era sinônimo de um processo cauteloso e demorado, o fato de não ter como apagar as linhas desenhadas fazia com que a elaboração de projetos fosse uma atividade demasiadamente onerosa.

Com o advento do computador, começaram a surgir os primeiros softwares de desenho auxiliado pelo computador, ou melhor, o nosso conhecido CAD (isso mesmo, a sigla CAD é a abreviação de Computer Aided Design, que quer dizer Desenho Auxiliado com Computador), apesar de termos dado um grande passo com as plataformas CAD, o desenho continua sendo representado por linhas: é como se estivéssemos usando uma grande prancheta digital.

Assim, com o objetivo de modernizar essa prática, nos últimos tempos tem se falado muito em projetar em BIM. Mas a final de contas, o que é BIM?

BIM é uma abreviatura que significa Building Information Modelling, os seja, Modelagem da informação da construção que nada mais é do que uma plataforma que compila todas as informações de uma construção de modo a integrar não apenas os projetos da obra, mas também todos as informações envolvendo custo da obra, planejamento, orçamento, etc. A plataforma BIM vai muito além do de um simples projeto realístico, trata-se de um universo em que é possível identificar erros, interferências e acompanhar todas as etapas da obra.

Talvez você ainda não tenha ficado convencido de que projetar em BIM seja a nova tendência do mercado, então, vamos falar de algumas vantagens de construir em BIM:

  • Ajuda a cumprir prazos;

  • Integração de projetos;

  • Facilita as alterações do projeto;

  • Diminui o desperdício de material;

  • Minimiza erros de execução;

  • Auxilia na comunicação canteiro/projetista.