AGRICULTURA DE PRECISÃO: COMO OS DRONES AUXILIAM NESTA PRÁTICA?

MAPEAMENTO AÉREOTOPOGRAFIA

8/30/20192 min read

A tecnologia tem proporcionada a cada dia que passa o surgimento de novas ferramentas que permitem realizar serviços cada vez mais com preciso e de qualidade. Na agricultura não é diferente, os tratores, colheitadeiras e plantadeiras tomarão o espaço de ferramentas manuais e de tração animal, os próprios equipamentos de irrigação trouxeram grande estabilidade para os produtores rurais.

E essas mudanças não param!

Com o surgimento dos drones a prática da agricultura de precisão tornou-se muito mais eficiente, já que esta técnica não só auxilia nas tomadas de decisão como otimiza os processos envolvidos.

Mas como essa técnica pode auxiliar na agricultura?

No primeiro momento, o mapeamento aéreo auxilia o produtor a decidir qual propriedade arrendar. Na fase de pré-plantio, o drone pode ser utilizado no levantamento da topografia do terreno a fim de mensurar áreas, definir os canais de irrigação, planejar o escoamento de água da chuva, etc. Figura 1 ilustra como o drone pode auxiliar na fase de reconhecimento do terreno, identificando todas as variações do relevo.

Após a plantação é possível fornecer indicadores qualitativos e quantitativos que irão mensurar a eficiência do plantio realizado. O mapeamento aéreo com drones é mais uma tecnologia que otimiza a ação do produtor ou do agrônomo em campo.

Fazendo uma analogia, o drone é como um raio-x para um médico: ele identifica os problemas, quais as suas dimensões e qual a sua localização em campo. Com este mapa da lavoura, o produtor vai até o campo visitar as áreas que estão com problemas para verificar quais são as causas e prescrever as ações necessárias. A Figura 2 apresenta um levantamento aéreo da qualidade da lavoura.

Assim os drones mostram-se grandes ferramentas para a redução de custos na obra!

O uso de drones na agricultura tem apresentado grandes benefícios. Já que viabiliza a correção das variáveis do solo, a homogenização da área de cultivo, evitando assim desperdícios de produtos, maior sustentabilidade. Sem contar na redução dos custos de manutenção dos maquinários, já que serão utilizados de maneira mais assertiva.