Ortofotomosaico: Por que é importante para o seu projeto?

MAPEAMENTO AÉREOTOPOGRAFIA

4/18/20232 min read

Através das fotos aéreas realizadas pelos drones, é possível gerar uma Ortofoto. Você conhece esse produto?

Ortofoto é um resultado preciso, detalhado e sem distorções gerado pelo geoprocessamento das imagens aéreas de uma determinada área, contendo o máximo possível de informações, a ortofoto proporciona aos engenheiros a melhor visualização do terreno para planejar projetos de infraestrutura, analisar as condições do terreno e avaliar a viabilidade de projetos.

Gerar uma ortofoto envolve conceitos da física como a geometria da luz e a perspectiva projetiva. A luz que atinge a superfície terrestre é refletida de forma diferente de acordo com as características do terreno, como sua inclinação, rugosidade e textura. Essas diferenças são captadas pelas câmeras fotográficas, que registram as imagens aéreas.

Na perspectiva projetiva, a distorção da imagem é causada pela distância entre o objeto e o centro da câmera. Essa distorção pode ser corrigida através do processo de ortorretificação, que utiliza informações de elevação do terreno para compensar as diferenças de perspectiva nas imagens. Além disso, as informações de GPS e de orientação da câmera também são utilizadas para produzir ortofotos de alta precisão e qualidade.

Mas afinal, por que a ortofoto é um produto necessário para o meu projeto?

Com a melhor análise das informações sobre o terreno, o desenvolvimento do seu projeto se torna mais rápido e seguro, já que a ortofoto proporciona todas as medições de distâncias e ângulos de maneira mais ágil e eficiente.

Além disso, elas podem ser utilizadas na gestão urbana, no planejamento de áreas verdes, no mapeamento de áreas de risco e na identificação de áreas que precisam de intervenção em casos de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.

Aqui na M3 Engenharia, realizamos levantamentos topográficos utilizando Drones e produzimos ortofotomosaico há mais de 3 anos.

 Ficou interessado? Entra em contato com a gente!