Como garantir um bom isolamento térmico no meu projeto?

SEM CATEGORIA

6/7/20213 min read

Para entendermos o que são lajes nervuradas, primeiro devemos entender o conceito de laje.

A laje é o elemento da base de uma edificação. Ela transmite os esforços para as vigas e pilares de sustentação, funcionando estruturalmente como uma placa ou chapa. Isso proporciona estabilidade geral da construção, principalmente em prédios altos, além de garantir segurança em relação às ações laterais.

Existem diferentes formas de executar lajes e inclusive, diferentes materiais que podem ser utilizados. Um dos tipos de lajes são as lajes nervuradas, nesse post você vai ficar sabendo de tudo sobre esse tipo de estrutura.

Mas a final, o que são Lajes Nervuradas?

As lajes nervuradas são constituídas por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. O grande diferencial visual da laje nervurada para a maciça é a existência do espaço vazio na região entre as nervuras, criadas pelas fôrmas instaladas sobre as escoras.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da NBR 6118/2003 lajes nervuradas são:

“Lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.”

Quando devo utilizar lajes nervuradas?

As lajes nervuradas são utilizadas quando queremos construir estruturas com grandes vãos. Além de fazer com que a estrutura fique mais leve devido a diminuição do peso de concreto que existiria nas nervuras, esta trabalha como uma ligação de perfis Ts, o que aumenta o momento de inercia do elemento sem aumentar a massa do mesmo.

Dessa forma a laje nervurada normalmente apresenta uma diminuição de 40% de concreto e aço quando comparada a mesma edificação em laje maciça.

Apesar de ser mais utilizada em projetos de grandes edificações como prédios comerciais ou edifícios públicos as lajes nervuradas podem ser utilizadas em residências, conforme mostramos na imagem a seguir.

Tipos de Lajes Nervuradas

Moldadas in loco ou Pré-moldadas

As lajes moldadas na obra são executadas normalmente com o uso de formas plásticas, comumente chamadas de “cubetas” e dispensam a utilização de forma inferior, visto que tais cubetas são sobrepostas a fim de gerar o espaço para colocar a armadura positiva da laje. Tais formas são encontradas em diversas geometrias e com diferentes tamanhos para atender cargas e vãos diversos, conforme projeto arquitetônico.

Já as lajes pre-moldadas, como o próprio nome já diz, são lajes executadas em uma planta industrial, transportada e montada no canteiro de obras. Esse processo já é bastante comum e utilizado para peças maciças de concreto armado

Lajes Nervuradas Protendidas

Existe ainda a possibilidade de realizar a pro tensão das lajes nervuradas, caso seja necessário um ganho ainda maior de resistência e na capacidade de vencer grandes vãos.

Lajes Nervuradas Mista

Outro exemplo de laje nervurada, são aquelas que utilizam como forma cubos de poliestireno expandido (EPS) que irão fazer parte da estrutura após a concretagem.

Neste modelo a parte nervurada fica preenchida com material extremamente leve que não precisa ser removido após a concretagem. Além disso nos vãos entre tais cubos pode ser colocada a treliça, processo similar as lajes em sistema de vigotas.