Nossos serviços - Projetos Complementares

SEM CATEGORIA

6/18/20214 min read

Uma construção não é feita apenas de tijolos e cimento. Mas isso é obvio que você já sabe. Talvez o que você ainda não tenha se dado por conta é que existem outros elementos que necessitam de instalações específicas. E esses elementos podem definir os custo da sua obra.

Que instalações são essas??

Bom, essas instalações são as elétricas, hidráulicas, sanitárias e a definição do sistema estrutural da casa. É através delas que garantimos que a construção assegure conforto para seus moradores. Para isto, é necessário que seja feito um planejamento prévio de onde estas instalações devem ser feitas, que são denominados PROJETOS COMPLEMENTARES.

Como a equipe da M3 desenvolve os projetos complementares?

Os projetos complementares são importantes para garantir o bom funcionamento, compatibilização e economia de uma obra. Depois que é elaborado o projeto arquitetônico da residência, se dá inicio a execução dos demais projetos. Assim, nossa equipe de engenheiros e arquitetos define junto com você, nosso cliente, as necessidades da sua família.

Certamente você tem um conhecido “faz tudo” que poderá fazer as instalações da sua casa, então porque contratar um profissional para elaborar o seus projetos complementares?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Nos projetos complementares você sabe exatamente onde cada instalação será feita, isso garante que não haja conflito entre os elementos da construção, por exemplo, com os projetos complementares você não corre risco de ter cano passando por um pilar. Além disso, com o projeto em mãos você tem conhecimento de todos os materiais que deverão ser comprados, isso diminui os custos e desperdícios da obra.

Mas muitas pessoas não conhecem sua real importância, já que em algumas cidades esses projetos não são necessários para a legalização de uma obra e acabam contratando um conhecido “faz tudo” para executar sistemas mais simples mesmo sem ter esses projetos em mãos.

Porém, quando você precisa fazer algum reparo na instalação ou reforma na sua casa, esse “faz tudo” pode não se lembrar mais como o sistema foi executado, fazendo com que você tenha um trabalho maior para corrigir o problema.

Por isso é importante buscar por profissionais que elaborem esses projetos complementares para uma obra mais precisa poupando gastos desnecessários.

Mas que projetos são esses afinal?

Primeiramente vamos falar do projeto estrutural, que é extremamente importante para garantir a segurança e também o dimensionamento correto de material necessário. Nesse projeto você encontrará informações fundamentais para executar sua obra como detalhamento e dimensões de vigas, lajes, pilares, fundações e alvenarias, garantindo a preservação e estabilidade da sua edificação. Assim como a aquisição da quantidade correta de material necessário para a execução. Investir em um projeto estrutural é investir em qualidade, segurança e economia.

Próximo projeto é o de instalações hidráulicas, este é dimensionado utilizando o método do consumo diário, onde são definidos os reservatórios, ramais, sub-ramais, alimentadores, hidrômetro, bomba de água fria e tubulações de sucção e recalque. Em um projeto hidráulico bem elaborado, as emendas mal feitas e conexões que dificultam o fluxo de água pela tubulação são facilmente evitadas, além disso, com o projeto em mãos é muito mais fácil encontrar vazamentos e consertá-lo sem grandes danos à estrutura.

E por último, o projeto de Instalações Elétricas, é neste projeto que são dimensionados os cabos, disjuntores, dispositivos de proteção, aterramento, divisão dos circuitos, bem como a separação de circuitos exclusivos para aparelhos específicos (chuveiros, torneiras elétricas e condicionadores de ar).

Através desse projeto que todas as tomadas são planejadas e adequadamente posicionadas, dimensionadas através do consumo dos eletrodomésticos e eletrônicos da sua família. Esse planejamento é fundamental para evitar a falta de tomadas e o uso de extensões, ligando vários equipamentos em um mesmo ponto causando uma sobrecarga. Perigoso!

O projeto de instalações elétricas deve ser adequado as necessidades dos moradores da casa. Há casas que possuem ambientes com sistema de áudio, som e imagem, e também com sistemas de controle e automação. Sendo assim, este projeto é pensando unicamente para cada caso.

Deve-se seguir as diretrizes exigidas pelo sistema de segurança com as tubulações, eletrocalhas, cargas e pontos de alimentação do sistema. Para evitar desperdício e sobra de materiais é fundamental a contratação dos projetos de instalações, pois assim é possível estimar a quantidade dos materiais que serão utilizados antes da obra começar ajudando a definir com mais precisão o orçamento, otimizando custos.

Se você ainda não se convenceu de que deve contratar um projeto complementar, se liga nos vários problemas que você pode estar evitando…

Sobrecargas nas tomadas, aquecimento do circuito elétrico, picos de energia, danos nas tubulações ao realizar reformas, entupimento, refluxo e mau cheiro, presença de insetos e roedores, alto custo para construir ou reformar, alto valor nas contas de luz e água, retrabalho, dificuldades nas instalações… Então, com os projetos complementares bem feitos, você não passa por isso!

E a nossa equipe pensa em todos esses detalhes, elaborando todos os projetos necessários para que você tenha a sua casa dos sonhos sem dores de cabeça!

Te interessou pelos nossos serviços? Entra em contato!