Cada vez mais as aeronaves não tripuladas, usualmente conhecidas como drone, estão presentes nas nossas vidas. Estes equipamentos, desenvolvidos na segunda guerra mundial para fins militares, atualmente apresentam funções bem diferentes, tais como:
- Hobby – É comum vermos pessoas utilizando drones para arremessar equipamentos de pesca, monitorar a presença de ondas em praias de surf ou até mesmo para competições do tipo Drone Race.
- Mídia – Realizar filmagens e tirar fotos de alta resolução fico muito mais interessante com o advento destes equipamentos, uma vez que agora é possível capturar lindas imagens com vistas panorâmicas ou garantir o registro de grandes eventos.
- Engenharia – Coletar informações do terreno de forma rápida eficiente e acurada é fundamental em qualquer projeto de engenharia. Dessa forma os equipamentos de drone vem complementar a tradicional aerofotogrametria, trazendo a possibilidade de aplicar essa técnica a projetos da construção civil.
O que é fotogrametria?
A fotogrametria é a ciência que fundamenta o mapeamento aéreo, esta era realizada através de balões ou aviões. Essa técnica nada mais é do que realiza a captura de fotografias métricas do terreno, assim é possível não só mapear todas as características da região desejada, como também extrair medidas. É importante que você saiba que a fotogrametria apenas informa a posição planimétrica dos objetos da foto, ou seja, só se conhece a localização nas coordenadas (x,y), a altitude (z) é determinada pela estereoscópica, que é uma ferramenta em se obtém um espaço tridimensional a partir da sobreposição de imagens bidimensionais.
Como toda ciência, a fotogrametria possui uma base científica e um controle estatístico dos resultados finais. Pela importância do uso dessas informações nos projetos de engenharia, é fundamental garantir a qualidade desses resultados.
Mas a final: O que é mapeamento aéreo?
Mapeamento aéreo é a técnica de obter modelos digitais de uma determinada área através da utilização de imagens capturadas por aeronaves, essa técnica se tornou comercial com o advento do drone. Hoje conseguimos representar, medir, calcular e modelar com precisão desde pequenas áreas como lotes urbanos até grandes propriedades rurais.
Para avaliar a qualidade dos produtos gerados, o decreto nº 89.817 estabelece as instruções reguladoras das normas técnicas da cartografia nacional onde são definidos os parâmetros de precisão aplicáveis aos projetos de engenharia.
Cada vez mais as aeronaves não tripuladas, usualmente conhecidas como drone, estão presentes nas nossas vidas. Estes equipamentos, desenvolvidos na segunda guerra mundial para fins militares, atualmente apresentam funções bem diferentes, tais como: