LAJE NERVURADA – O que é e quando usar?

PROJETO ESTRUTURAL

5/31/20214 min read

Antes de começarmos a apresentar soluções construtivas que garantem um bom conforto térmico em uma residência, precisamos entender o conceito por traz desta técnica.

O que é isolamento térmico?

Isolamento térmico é a capacidade de determinado material de preservar o calor ou o frio. Naturalmente os ambientes tendem a igualar suas temperaturas. Assim, para que seja possível manter um ambiente quente ou frio, sem que haja grandes trocas de calor, recomenda-se que tal ambiente possua isolamento térmico.

O isolamento térmico é feito com materiais de baixa condutividade térmica. Esses materiais possuem baixa capacidade de conduzir calor ou frio, portanto tornam-se ótimos isolantes térmicos.

Mas a final de contas, porque deve projetar uma residência pensando no seu isolamento térmico?

Ao projetar qualquer tipo de edificação, o projetista deve atentar-se ao conforto térmico que esta obra proporcionará aos seus clientes. Ou seja, é através do conforto térmico que garantimos que haja no ambiente equilíbrio de temperatura, ou seja, o cômodo não é nem quente demais, nem frio demais.

Quais os tipos de isolamento térmico?

Antes de respondermos a estas perguntas, você deve saber que existem duas formas de garantir o conforto térmico em uma residência, sendo elas:

– Projeto arquitetônico adequado;

Um bom projetista é aquele que compreende os desafios do terreno/região de implantação do projeto e apresenta soluções arquitetônicas que tragam conforto térmico à edificação.

– Isolantes Térmicos Industrializados ;

Os isolantes térmicos industrializados são materiais que agregam ao sistema construtivo de modo a contribuir no isolamento térmico.

Existem vários tipos de isolamento térmico industrializados com determinados tipos de aplicações. Separamos alguns tipos para serem utilizados em determinados casos.

  • lã de poliéster (lã de PET)lã de rocha

  • lã de vidro

  • manta de fibra cerâmica

  • poliestireno expandido (isopor para isolamento térmico externo)poliestireno extrudado

  • espuma de poliuretano

Como posso aplicar essas técnicas no projeto da minha residência?

Se liga que agora vamos das algumas dicas de como você pode ter um projeto arquitetônico que garanta um bom conforto térmico!!

– Utilizando o piso certo

Um dos primeiros aspectos que se deve pensar é no tipo de piso. Para manter um ambiente mais fresco, é indicada a utilização de pisos frios, pois não retém calor. Os tipos mais utilizados são porcelanato e cerâmico.

Agora, se você quer trazer calor para o ambiente é recomendável a utilização de pisos flutuantes. Estes podem ser de dois tipos: laminados e vinílicos.

Nas Figuras 1 e 2 são apresentados tipos de piso frio e flutuante, respectivamente.

– Diminuir a incidência de sol com brises

Os brises tem como finalidade barrar os raios solares antes que estes atinjam as janelas, isso ajuda na diminuição do calor no interior do ambiente.

Os brises podem ser feitos de diversos materiais como: madeira, metal, pvc, concreto, etc.

– Ambientes mais arejados utilizando cobogó

Podendo ser utilizado em áreas externas, como elemento decorativo, e em áreas internas, para a divisão de ambientes, o Cobogó é uma ótima escolha quando se quer refrescar o ambiente. Seus elementos vazados possibilitam maior ventilação e luminosidade ao local.

– Telhado verde

Os telhados verdes melhoram o isolamento térmico da edificação, protege contra as altas temperaturas nos dias quentes e ajuda a manter a temperatura interna nos dias mais frios.

– Telha galvanizada

Um dos maiores benefícios da telha gravilhada é proporcionar um bom conforto térmico para o ambiente, principalmente quanto ao calor. Ela impede que o ambiente esquente demais. Trata-se de uma telha metálica que é revestida por uma camada de rocha moída, com tratamento cerâmico.

– Manta de isolamento térmico

As mantas fazem parte daquele grupo de materiais que agregam ao sistema construtivo, neste caso, a manta de isolamento tem como finalidade reduzir a passagem de calor externo para o ambiente, como também do ambiente para o exterior. Normalmente é utilizada em telhados.

– Placas de Celulose e EPS

Outra forma de garantir o isolamento térmico é a aplicação de placas de celulose e de de EPS (Poliestireno Expandido), ambos os materiais tem a finalidade de garantir conforto térmico ao ambiente, contudo, alguns fabricantes sugerem o uso das placas de celulose em ambientes internos enquanto que as placas de EPS para ambientes externos (já que são materiais mais resistentes).