Engenheiro Calculista: Tudo o que você precisa saber

SEM CATEGORIA

5/3/20212 min read

Você sabe o que um engenheiro calculista faz?

Quais são suas atribuições e por que é necessário o trabalho do profissional para a execução de um projeto?

Se sua resposta foi não, continue lendo esse artigo e venha conferir!

O engenheiro estrutural, também conhecido como engenheiro calculista, é responsável por toda parte do dimensionamento das estruturas que sustentam uma casa, um prédio, uma edificação, uma ponte, uma contenção, um pórtico, etc.

Esse dimensionamento é realizado através do cálculo das cargas (peso da própria estrutura, peso dos revestimentos, sobrecarga causada por possíveis equipamentos, etc) e das ações externas (vento, tipo de solo, outras estruturas adjacentes, etc).

Também está nas atribuições do engenheiro estrutural planejar e fiscalizar a obra em questão, assim garantindo que todas as fases sejam concluídas da forma correta e fluída.

Mas qual o objetivo do profissional?

Segurança

O maior objetivo do profissional é dimensionar uma estrutura não rompa e não deforme, isso significa que a estrutura deverá ser verificada quanto ao Estado Limite Último (ELU), ou seja, a estrutura não deverá cair. Além disto, o engenheiro também deverá verificar que a estrutura não apresente grandes deformações e vibrações, essa verificação é chamada de Estado Limite de Serviço (ELS), esta deverá garantir conforto visual e durabilidade da estrutura.

Economia

Além disto, também é de responsabilidade do engenheiro estrutural quantificar os materiais que serão utilizados na execução das estruturas, sendo assim, um bom engenheiro estrutural irá desenvolver um projeto que concilie segurança e economia de modo a não superfaturar a obra.

E quais fatores devem ser levados e consideração para desenvolver um projeto estrutural?

O engenheiro calculista deve levar em consideração diversos fatores para que seu trabalho seja desenvolvido, tais quais conhecer devidamente o terreno onde o projeto será elaborado, escolher o tipo do sistema estrutural adequado para a situação presente levando em consideração normas, calcular como as ações de intempéries do tempo podem interferir na proposta e considerar as cargas permanentes e ocasionais.

E como o serviço desse profissional é entregue?

O projeto estrutural, por se tratar de um complemento ao arquitetônico e por ter extrema importância para garantir a segurança e estabilidade da estrutura da edificação, deve ser entregue através de plantas, detalhamentos, protótipos em 3D, memoriais descritivos e quantitativos, assim garantindo maior fluidez e segurança para a execução da obra.