Drones na Inspeção de Estruturas: Entenda como é possível!

MAPEAMENTO AÉREO

9/30/20192 min read

Os drones são equipamentos modernos e sofisticados que tem trazido grandes avanços para o setor de engenharia. Um exemplo disto é a área de inspeção de estruturas, com o auxílio dos drones realizar analises, avaliações e controle de estruturas prediais se tornou mais fácil e eficiente, já que oferecem uma visualização incomparável e precisa na busca de problemas, anomarlidades, fissuras, rachaduras, desalinhamentos, infiltrações, etc.

A análise das estruturas se dá através do mapeamento aéreo, o qual possibilita gerar modelos 3D das estruturas analisadas. Assim, esse tipo de técnica tem sido muito utilizada na Inspeção de Fachadas, Telhados e Coberturas, Inspeção de sistemas de Energia Solar, além de viabilizar o monitoramento das estruturas como pilares, vigas e lajes no decorrer de uma obra.

COMO É REALIZADO OS MODELOS 3D?

Para gerar os modelos 3D de reconstrução estrutural, primeiramente é definido um plano de voo no qual compreende a área do prédio a ser analisado, assim o drone passa a capturar imagens do local de modo que cada uma das imagens é associada a um conjunto de coordenada cartográfica.

Após o levantamento, essa imagens são processadas em um software de alta demanda computacional que através das ciência de fotogrametria e estereoscopia geram os modelos tridimensionais. A Figura 1 ilustra a Nuvem de pontos, um modelo que serve de base para a geração do Modelo de Reconstrução do Prédio.

QUAIS AS VANTAGENS DESSE TIPO DE TÉCNICA?

  • Diminuição dos custos de operação, já que não se faz necessário a mobilização nem de equipamentos (como andaimes e escadas);A análise pode ser feita a qualquer momento, como o único equipamento utilizado é o drone, o isolamento da área para a instalação de equipamentos não se faz necessária;

  • É possível inspecionar qualquer área, mesmo aquelas de difícil aceso;

  • Os produtos gerados vão desde modelos 3D até imagens e vídeos de alta resolução;

  • A magnitude dos danos são mensuráveis, o que viabiliza a elaboração de orçamentos mais precisos;

  • O relatórios dos danos estruturais são precisos e acurados.

ESTUDO DE CASO: COLÉGIO ASSUMPÇÃO

Com o intuito de quantificar a magnitude das patologias encontradas na cobertura do colégio, foi realizado um mapeamento aéreo do telhada do prédio e a partir do processamento das imagens capturadas, foram gerados modelos tridimensionais de modo a reconstruir virtualmente a estrutura. A Figura 2 apresenta um dos modelos tridimensionais.

A partir dos produtos gerados pelo mapeamento aéreo, elaborou-se um laudo de vistoria do colégio identificando as patologias ocorrentes. Permitindo assim que a melhor tomada de decisão fosse feita.