Cargas em Estruturas: O que você precisa saber?

PROJETO ESTRUTURAL

1/11/20222 min read

Na construção civil, uma estrutura pode ser definida como um conjunto de elementos, normalmente formada por blocos, placas, barras e nós, que tem como função transferir as cargas aplicadas sobre eles até os elementos de apoio. Portanto, podemos definir carga como qualquer ação que gere um esforço solicitante capaz de alterar as deformações ou o estado de tensões de um elemento estrutural.

Em uma estrutura convencional de concreto armado, as cargas (como o peso de mobílias, revestimentos, pessoas e em alguns casos, paredes) são aplicadas sobre as lajes que transmitem para as vigas nas quais se apoiam. As vigas, ao receber o carregamento das lajes, transmitem para os pilares. Os pilares por sua vez recebem o carregamento em seu topo e transmitem para baixo até chegar nas fundações, que finalmente transmitem a carga para o solo que é o elemento de apoio.

Assim, o que chamamos de projeto estrutural nada mais é do que o dimensionamento e o detalhamento dos elementos estruturais para resistir aos esforços causados pelas cargas aplicadas sobre a estrutura e transmiti-las ao solo. Normalmente é conveniente classificar essas cargas como de dois tipos: as de ação permanente e as ações variáveis.

As ações permanentes são cargas que atuam durante toda a vida da estrutura em mesma intensidade, direção e sentido. Como exemplo desse tipo de carga temos o próprio peso da estrutura, os revestimentos como os pisos cerâmicos e carregamentos de parede.

Já as ações variáveis podem sofrer variações de intensidade e/ou direção e sentido. Os exemplos mais comuns são o vento, que pode soprar de qualquer direção e os usuários que podem circular pela edificação ou para fora dela.

Através da combinação de carregamentos permanente e variáveis, são realizados os processos de dimensionamento estrutural e o cálculo de deformações da estrutura. No Brasil, a ABNT NBR 6120 estabelece os valores mínimos para as cargas permanentes e variáveis que devem ser consideradas no projeto estrutural de edificações de qualquer classe ou destino. A única exceção são as cargas de vento em estruturas, que têm uma norma destinada apenas para elas: a ABNT NBR 6123.

Normalmente, em projetos residenciais de um ou dois pavimentos em concreto armado e alvenaria de vedação, as cargas mais relevantes são as provenientes do peso próprio da estrutura e das paredes. Porém há também cargas menores que são importantes de serem consideras, como por exemplo a do reservatório de água, que apesar de ser uma carga relativamente pequena globalmente, tem uma influência muito grande nos elementos do local de aplicação.

Por isso é necessário um cuidado especial em todo projeto estrutural para que as cargas sejam lançadas corretamente, afinal, cada projeto é único. O projeto estrutural é um dos serviços oferecidos pela M3 Engenharia, onde já projetamos mais de 30.000 m² desse tipo de projeto. Quer tirar aquele projeto do papel com segurança e economia? É só entrar em contato!