A importância de integrar os projetos arquitetônico e estrutural

PROJETO ESTRUTURAL

7/12/20192 min read

Para o melhor aproveitamento dos espaços da edificação é preciso haver uma boa integração entre o projeto arquitetônico e estrutural. Mas como esta relação afeta a minha obra? De que maneira posso evitar retrabalhos ou ineficiência? Responder estas perguntas vai fazer você evitar que as dores de cabeças comecem tão cedo, principalmente porque aqui temos um dos grandes problemas da construção civil: INTERAÇÃO DE PROJETOS.

Tradicionalmente na construção civil o calculista recebe o projeto do escritório de arquitetura com a simples função de dimensionar os elementos da construção e garantir estabilidade e segurança à estrutura, contudo, em muitos casos, esta prática gera desperdícios, falhas estruturais e perda de eficiência nas rotinas e nos espaços finalizados. Para evitar problemas desta natureza uma boa solução é a integração do projeto arquitetônico e estrutural da construção.

Em edificações de alta complexidade onde pretende-se adotar elementos esbeltos e inovadores, o ideal é realizar um projeto arquitetônico que será encaminhado ao engenheiro calculista, este por sua vez deve fazer o dimensionamento da estrutura e repassar o mesmo ao arquiteto com algumas considerações e possíveis opções de layouts de forma que caberia a equipe de gerenciamento do projeto avaliar quais as melhores soluções. Dessa forma evita-se desperdícios seja de caráter financeiro ou de projeto (perda de espaço, excesso de pilares, etc.).

Para ilustrar pense na construção de uma garagem de um edifício residencial, onde o projeto inicial prevê um número mínimo de pilares, já que os mesmos dificultam a circulação de automóveis, contudo, dessa forma o projeto estrutural fica mais desafiador e oneroso. Logo, a forma mais eficiente de lidar com esta situação seria, com certeza, integrar os projetos antes da execução a fim de obter a forma mais econômica e que garanta o espaço necessário para os moradores estacionarem seus veículos.

O Engenheiro Cícero Felipe Bezerra aponta três importantes benefícios da compatibilização adequada dos projetos arquitetônicos e estrutural:

  1. Diminuição dos erros estruturais: Com a compatibilização bem elaborada, você evitará erros porque foi tudo planejado.

  2. Redução de retrabalho: Muitas vezes, o projetista (estrutural) já entregou o projeto e, no meio dele, podem ser identificadas questões que não poderão ser executadas;

  3. Menos custo e celeridade: Existem determinadas tarefas na execução estrutural que são gargalos para outras, de modo que ao surgirem dificuldades nelas, aumentam-se os custos e os desperdícios na obra. Além disso, quando os projetos estão devidamente compatibilizados, torna-se mais fácil planejar as etapas construtivas;