Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a arquitetura é uma arte, pois através dela conseguimos expressar sentimentos, passar sensações e marcar momentos da história. Algumas obras arquitetônicas se tornam tão significativas que é essencial conhecê-las.
Em razão disso unimos e listamos diversos projetos que todos os arquitetos devem conhecer.
Vamos conferir!
1. MASP – Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado no ano de 1947, é uma obra arquitetônica de extremo valor, pois além de ter se tornado um símbolo da cidade de São Paulo, também estabeleceu um marco como maior vão livre do mundo na época de execução, sendo totalizados 74 metros livres entre os pilares. O principal conceito projetual era manter visível a paisagem para o centro de São Paulo, se tornando uma obra harmônica ao meio inserido.

Mas o MASP se tornou tão importante assim?
O projeto rompeu tantas barreiras arquitetônicas e projetuais, que no ano de 1982 foi tombado pelo Condephaat, e consecutivamente pelo Iphan no ano de 2003, se tornando um patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

2. SYDNEY OPERA HOUSE

Localizado em Sydney, na Austrália, o Opera House é considerado um clássico da arquitetura devido as suas formas, movimento e design inovador para a época. O projeto se tornou tão marcante que hoje é considerado a identidade da Austrália, sendo imediatamente relacionado ao país.

Sua construção foi iniciada no ano de 1959, sendo realizada em três etapas distintas e sofrendo diversas modificações durante a execução, assim adiando sua inauguração para o ano de 1973.
Patrimônio Mundial da Unesco e Prêmio Pritzker:
Em 2007 o Sydney Opera House se tornou um Patrimônio Mundial da Unesco, e no ano de 2003 o arquiteto responsável pelo projeto, Jorn Utzon, se tornou vencedor do Prêmio Pritzker em virtude da proposta e execução da edificação.

3. CENTRO GEORGES POMPIDOU

Também considerado como um clássico da arquitetura, o centro Georges Pompidou, localizado em Paris, na França, é um projeto que divide opiniões, sendo referência ao expressionismo, movimento artístico e cultural da época em que foi projetado.
É uma edificação marcante e inusual, tendo toda sua estrutura exposta trazendo referência as ciências.

Maior biblioteca pública da Europa e ponto turístico de Paris
Projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, o Centro Georges Pompidou foi inaugurado no ano de 1977, sendo a maior biblioteca pública da Europa e uma das obras mais visitadas da França atualmente, recebendo cerca de 4.000 pessoas por dia.

4. PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL
É praticamente impossível ouvir a palavra projeto e não pensar em Brasília, uma cidade planejada desde o princípio como símbolo do desenvolvimento pós independência.

Quem projetou Brasília?
Brasília teve seu plano urbanístico desenvolvido por Lúcio Costa, sendo estabelecidas as diretrizes projetuais base para a cidade, somadas aos projetos dos prédios e monumentos elaborados por diversos arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer, grande nome da arquitetura Brasileira.

O Congresso Nacional:
Em meio as inúmeras obras realizadas pelo arquiteto na cidade de Brasília, o Palácio Nereu Ramos, mais conhecido como Palácio do Congresso Nacional, se tornou um símbolo da cidade. Suas formas e movimento chamam muita atenção, trazendo à tona o conceito da cidade em progresso.

Mas qual a importância de Brasília, em relação à arquitetura, para o mundo?
No ano de 1972, Brasília foi classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, sendo a detentora da maior área tombada do mundo e se transformando em uma referência quanto à arquitetura moderna globlal.
5. MUSEU GUGGENHEIM

Projetado pelo famoso arquiteto Frank Lloyd Wright, o Museu Guggenheim, localizado em Nova Iorque, Estados Unidos, foi sua última obra em grande escala, tendo sido inaugurado posteriormente a data de sua morte, em 1959.

Mas por que eu deveria conhecer o Museu Guggenheim?
O Museu é considerado um clássico arquitetônico devido a sua grande popularidade e conceito, sendo característico ao estilo do arquiteto. Sua majestosidade espacial e vista privilegiada ao Central Park se tornam o ápice do projeto, tal qual seus grandiosos espaços internos.

6. CASA DA CASCATA

Também projetada pelo arquiteto Frank Lloyd, a casa da cascata, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos, é uma das primeiras obras a serem estudadas nas universidades devido a sua magnificência e extrema cautela quanto a integração da edificação ao meio ambiente.
O conceito base para o desenvolvimento do projeto se refere a sensação de estar inserido na natureza, até mesmo quando dentro de casa.

Natureza e arquitetura em perfeita harmonia.
Além de ser um projeto associado ao seu meio, foram utilizados elementos da própria natureza ali existentes em sua execução. A residência se torna parte do local trazendo uma sensação de continuidade e estando em extrema harmonia com o entorno.

Figura 18: Casa da Cascata durante invernos rigorosos.
7. MUSEU DO AMANHÃ

Localizado no Rio de Janeiro, Brasil, o Museu do Amanhã, projeto do famoso arquiteto Santiago Calatrava, foi inspirado na cultura carioca de integração do meio ambiente a cidade. O Museu, localizado as margens da zona portuária da cidade, possui longas formas que trazem a sensação de continuidade com a baía.

E sabe por que ele é um projeto tão aclamado?
Apesar de ser um projeto recente e de grande magnitude, sendo inaugurado no fim de 2015, o museu possui grande reconhecimento arquitetônico por se integrar e proteger a vista para o Mosteiro de São Bento, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
